2 de maio de 2009

As obras da escadaria principal do Paço

Passa-nos facilmente despercebido que a escadaria central do Paço, fronteira à Sala dos Cisnes, não ocupou sempre a mesma posição. Em fase posterior à reabertura dos arcos joaninos, passou a ser aquela a entrada principal (o Conde de Sabugosa informa que, nos alvores do séc. XX, a pequena escada exterior do chamado corpo intermédio, junto à rampa que dá acesso às traseiras do Paço, era usada como entrada principal).
Actualmente, a escadaria ocupa uma posição central, mas começou por estar alinhada pelo arco mais à esquerda.
No site do IHRU (antiga DGEMN), encontrei esta interessantíssima foto de grupo (algo insólita pela atitude do sujeito sentado que tapa a cara com o chapéu), seguramente da fase em que a escadaria estava a ser demolida. Vê-se que os arcos já se encontram reabertos, mas a escadaria ainda está alinhada pelo arco mais à esquerda (como se vê também na foto de Vaffier em que os arcos estão fechados, que já reproduzi noutro post e disponibilizo aqui novamente).
É uma pena o registo da escadaria em demolição não estar legendada pelo IHRU, mas arrisco dizer que aquele vulto forte, de bigode farto, por trás do sujeito de barbas brancas, bem pode ser de D. Carlos... — o que é coerente com a fase cronológica a que a foto se reportará.
Aqui, a posição das escadas antes da reabertura dos arcos, num valioso registo de Vaffier. (Fonte: Associação Portuguesa de Photographia )
A escadaria, já na sua actual posição.
À excepção das chaminés, tudo parece movediço neste nosso Paço!

Sem comentários:

Enviar um comentário