27 de julho de 2009

Outra vez a Visão: Camões? Vergílio Ferreira!


Depois do post anterior, tinha jurado não voltar a olhar para a revista, mas fui logo dar de caras com isto: «Camões disse-o maravilhosamente. Sintra é o lugar onde a Europa diz adeus, "quando enfim encontra o mar".»
A frase é de Vergílio Ferreira... O mais grave é que o engano não se deve a distracção, mas a puro erro de leitura provocado por uma referência a Camões no início da frase seguinte. Fica a transcrição correcta:
«Sintra é o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar. Camões o soube quando os seus navegadores a fixaram como a última memória da terra, antes de não verem mais que "mar e céu". E no entanto, ou por isso, o espaço que ela nos abre não é o da infinitude mas o do que a limita a um envolvimento de repouso. Alguém a trouxe de um paraíso perdido ou de uma ilha dos amores para uma serenidade de amar. Ela é assim o refúgio de nós próprios e de todo o excesso que nos agride ou ameaça.»
Vergílio Ferreira, Conta-Corrente.

2 comentários:

  1. Sintra fica sempre bem em qualquer lugar e deve ajudar a vender a Visão. Pena o jornalismo desleixado (ou o não-jornalismo) e a ignorância. Também nos tem parecido que esta revista já viu melhores dias!

    ResponderEliminar
  2. este texto do VF está também publicado no livro "Sintra, 7 anos numa Ilha", de Gustavo Figueiredo e Emídio Gomes.

    ResponderEliminar