31 de julho de 2009

Uma "gymkana" em Seteais (1927)

(Fonte: Hemeroteca)

No número 142 do Domingo Ilustrado, de 2 de Outubro de 1927, este registo alusivo a uma gincana automóvel em Seteais, inserida no programa das festas de Nossa Senhora do Cabo. Vê-se que a assistência era muito numerosa.
O interesse dos sintrenses pelos automóveis é muito anterior ao Rally das Camélias ou às grandes classificativas do Rally de Portugal, que terminaram tragicamente em 86.
Uma das figuras da corte que mais marcaram a memória das gentes da vila foi o Infante D. Afonso, Duque do Porto, grande frequentador de Sintra, conhecido por "O Arreda" — por gritar constantemente "Arreda!Arreda!" para que os transeuntes desimpedissem o caminho, quando circulava a grande velocidade com o seu Fiat, o automóvel vencedor do 1º raid Figueira da Foz - Lisboa, em 1902. O mesmo D. Afonso foi um dos fundadores do Real Automóvel Club de Portugal, em 1903, que tinha como presidente Carlos Roma du Bocage, da Villa Roma.
Para se ter uma ideia da importância dada aos automóveis por estas bandas, vejam-se estes excertos de uma notícia publicada no número 1 da Gazeta Sportiva, jornal local de Sintra, de 28 de Agosto de 1924:

"O circuito de Sintra em Automóvel
Foi definitivamente marcado o dia 7 do próximo mês de Setembro para a realização do circuito de Sintra, organizado pelo Século e com a colaboração da Câmara Municipal do concelho e do Casino.
É sem dúvida a mais importante prova que se tem realizado nos últimos tempos em Portugal (...)
A reparação das estradas do percurso, parte indispensável para a realização da prova, está já assegurada e deve ter início ainda esta semana.
Sua exª. o Ministro da Guerra autorizou, sem dispêndio para o Estado, que um grupo de soldados do batalhão de Sapadores de Praça auxiliasse os trabalhos de reparação (...)"

1905 (Seteais?) -A gincana de Cascais, prova de Sintra (Arquivo Municipal Lisboa ).

Infante D. Afonso, "O Arreda".

Sem comentários:

Enviar um comentário