8 de junho de 2013

Not this year


Praia das Maçãs, 1977 
















Indecisão de Junho

"[...] Nos primeiros dias de Junho, na freguesia munificiente de Colares, tenho ouvido do pior que há: que não vai haver Verão; que as estações do ano acabaram; que agora só vai haver horas de sol e de calor, ocasionalmente, como excepções.
Sem ligar a estas maldições entro na água do mar da Praia das Maçãs e, em vez de me sentir redimido, sinto-me rejeitado. Está frio e o mar está bravo. O oceano Atlântico não quer saber de mim.
Mesmo assim, recordando os banhos de mar que tomei, lembro-me do peso e do prazer do oceano. Se calhar, somos nós que nos temos de habituar às mudanças dele, em vez de esperar sempre que ela seja como nós queremos.
Vejo os estrangeiros a tomar banho em dias que para nós são frios e encobertos. Tenho de aprender com eles. Tenho de me lembrar dos anos em que vivi na Inglaterra e teletransportar as minhas baixas expectativas para o aqui e agora português.
O pior é que, com as nortadas, muitas vezes está mais frio fora de água do que dentro dela. Tenho de fazer um Verão interno, fazendo exercício, tornando-me quente, para o mar se tornar refrescante.
Está bem, está. Not this year."

Miguel Esteves Cardoso, Público, 7/6/2013   

Sem comentários:

Enviar um comentário