30 de agosto de 2014

A gelataria mais ocidental da Europa















Após meio século de funcionamento na Praia das Maçãs, a histórica gelataria Dolomite mudou-se para Almoçageme. É uma baixa de vulto para as Maçãs, mas pelo menos Colares não perde uma referência de grande tradição.

Inebriada de neblina e maresia , a Praia das Maçãs tem, às vezes, estes desmazelos de fidalga perdulária. Claro que como aldeia propriamente dita, como terra saloia, Almoçageme tem muito mais pitoresco do que a Praia das Maçãs, fundada há pouco mais de 120 anos por um padre (Matias del Campo), um pintor (Alfredo Keil) e um taberneiro (Manuel Prego). Mas a praia do eléctrico mantém intocado o seu estatuto de cabeça de cartaz da região de Colares. 

Agora no caminho da Adraga, a senhora Maria Júlia Machado continua a partilhar os saberes e sabores que herdou por via familiar. A sua generosidade vai ao ponto de nos relatar minuciosamente em que banca do mercado adquiriu certo ingrediente ou qual a mercearia local onde se abastece disto e daquilo. Durante o ano, aos domingos, no fim da volta dos tristes, sabe bem passar por lá e trazer para Lisboa uma cuvete dos nossos sabores preferidos. De Verão, é ponto de passagem obrigatória para quem se movimenta no eixo Maçãs-Adraga.



              

Sem comentários:

Enviar um comentário